domingo, 3 de julho de 2011

O Contexto Histórico do Romantismo


O Romantismo surgiu na Europa em uma época em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia. Na política, caíam os sistemas de governo e surgia o liberalismo político. No campo social imperava o inconformismo. No campo artístico, o repúdio às regras.
O período Romântico inicia na Alemanha e na Inglaterra, mas onde que o próprio teve grande impulsão e relevância foi na França. Isso ocorreu pelo fato de estar acontecendo a Revolução Francesa (1789). E nisso, havia os tais ideais de Igualdade, Liberdade e Fraternidade, com a promessa de uma nova sociedade, livre do absolutismo e sensível às necessidades do povo, e que levou ao poder a burguesia.
O Romantismo mostra o sentimento daqueles que já sabem que os ideais da Revolução Francesa não foram alcançados, que o poder parece apenas ter mudado de mãos, continuando a sociedade injusta e desigual.
Mas, O Romantismo viria a se manifestar de formas bastante variadas nas diferentes artes e marcaria, sobretudo, a literatura e a música. À medida que a escola foi sendo explorada, foram surgindo críticos à sua demasiada idealização da realidade. Destes críticos surgiu o movimento que daria forma ao Realismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário